
A escolha correta de um compressor de ar passa por alguns pontos importantes, como o entendimento de quais existem e suas funções.
O tipo pistão, por exemplo, é bem tradicional em negócios de diversos segmentos e conhecido pela alta eficiência. Mas há uma distinção importante em relação ao cabeçote dos compressores de pistão que pode fazer muita diferença para quem vai adquirir o produto!
A diferenciação entre DA1 e DA2, que veremos a seguir, pode ser vista no nível de pressão em que cada tipo de compressor entrega, volume de ar, capacidade de trabalho e consumo energético, para citar apenas alguns fatores.
Mas antes, vamos entender o que é um cabeçote?
No compressor de ar, o cabeçote tem uma função extremamente importante. Afinal, ele é o conjunto que permite a aspiração e compressão do ar, além do envio ao reservatório.
O cabeçote é formado por elementos que transformam o movimento do motor no ar comprimido, que depois será utilizado em inúmeras tarefas.
Ou seja, de maneira geral, o cabeçote de um compressor serve para gerar ar comprimido em uma pressão específica, determinar o fluxo de ar e também ajudar no controle da temperatura.
Agora que você viu o que é um cabeçote e a importância dele para o compressor de ar, vamos entender a diferença entre DA1 e DA2?
Compressor com cabeçote DA1
A principal característica do cabeçote DA1 é que o ar passa por apenas um estágio de compressão. Neste caso, ele produz pressões mais baixas e o compressor com este cabeçote é ideal para uso mais leve, mas sem perder a relevância em inúmeras atividades.
Compressor com cabeçote DA2
No caso do compressor com cabeçote DA2, o ar passa por dois estágios de compressão.
Ou seja, neste tipo, a pressão é mais alta e o produto se destaca por uma capacidade ainda maior para diferentes operações. Por isso, é um compressor que costuma ser bastante utilizado em tarefas mais exigentes e também no contexto industrial.
As vantagens dos cabeçotes DA1 e DA2
Apesar de os compressores de ar com cabeçote DA1 e DA2 serem distintos e este segundo permitir uma pressão mais alta, isso não significa que um é melhor do que o outro em tudo.
Afinal, cada um dos tipos de compressor é recomendado para atividades e contextos diferentes. O compressor de ar com cabeçote DA1 tem como algumas de suas vantagens um menor custo e manutenção mais simples, por exemplo.
Por outro lado, modelos DA2 são usados frequentemente em atividades mais profissionais, inclusive na indústria, tendo em vista que oferecem alta pressão e maior fluxo de ar.
Compressor com cabeçote DA1 é ideal para tarefas como:
- Enchimento de pneus;
- Pinturas leves e retoques;
- Operação de ferramentas pneumáticas;
- Limpezas com jato de ar.
Compressor com cabeçote DA2 é ideal para setores como:
- Oficinas mecânicas com ferramentas de alta exigência;
- Pinturas automotivas profissionais;
- Linhas de produção que usam ar de forma contínua;
- Ferramentas pneumáticas pesadas.
Escolher o compressor de ar correto é fundamental
Adquirir um compressor inadequado para algumas tarefas certamente será bem frustrante. Afinal, há demandas que exigem maior pressão e rendimento.
Dessa forma, é importante se atentar às características dos cabeçotes DA1 e DA2 e contar com informações de qualidade sobre cada tipo de produto.
Por isso, a Pressure sempre inova para oferecer compressores de ar de alta eficiência e adequados para cada tipo de necessidade no mercado.
A linha Super Ar EVO é assim: conta com compressores de ar com cabeçote DA1 e DA2, veja abaixo!
Conte com a Pressure para mais eficiência
Há mais de 30 anos no mercado, a Pressure une experiência e inovação para entregar diversas soluções de compressão de ar para os mais variados setores no Brasil.
Por isso, se você está em busca de compressores de ar com cabeçote DA1 e DA2 (ou qualquer outra solução inovadora), acesse o catálogo de produtos da Pressure gratuitamente e dê um novo passo rumo à qualidade que seu negócio merece!






