
A escolha correta de um compressor de ar passa por alguns pontos importantes, como o entendimento de quais existem e suas funções.
O tipo pistão, por exemplo, é bem tradicional em negócios de diversos segmentos e conhecido pela alta eficiência. Mas há uma distinção importante em relação ao cabeçote dos compressores de pistão que pode fazer muita diferença para quem vai adquirir o produto!
A diferenciação entre DA1 e DA2, que veremos a seguir, pode ser vista no nível de volume de ar que cada compressor entrega, capacidade de trabalho e consumo energético, para citar apenas alguns fatores.
Mas antes, vamos entender o que é um cabeçote?
No compressor de ar, o cabeçote tem uma função extremamente importante. Afinal, ele é o conjunto que permite a aspiração e compressão do ar, além do envio ao reservatório.
O cabeçote é formado por elementos que transformam o movimento do motor no ar comprimido, que depois será utilizado em inúmeras tarefas.
Ou seja, de maneira geral, o cabeçote de um compressor serve para gerar ar comprimido em uma pressão específica, determinar o fluxo de ar e também ajudar no controle da temperatura.
Agora que você viu o que é um cabeçote e a importância dele para o compressor de ar, vamos entender a diferença entre DA1 e DA2?
Compressor com cabeçote DA1
O cabeçote DA1 é um cabeçote de dois estágios de compressão, desenvolvido para aplicações que exigem eficiência, confiabilidade e ótimo custo-benefício.
Nesse tipo de cabeçote, o ar passa por duas etapas de compressão, o que garante melhor rendimento térmico e operação estável. O DA1 é indicado para usos industriais e de alta demanda, atendendo uma ampla variedade de atividades sem perder desempenho e relevância no dia a dia.
Compressor com cabeçote DA2
Assim como o DA1, o cabeçote DA2 também trabalha com dois estágios de compressão. A diferença está na sua arquitetura mais robusta, projetada para suportar maiores demandas de pressão, vazão e regime de trabalho.
Por isso, os compressores com cabeçote DA2 se destacam em operações mais exigentes, oferecendo maior capacidade de trabalho contínuo e sendo amplamente utilizados em aplicações industriais.
As vantagens dos cabeçotes DA1 e DA2
Apesar de ambos serem cabeçotes de dois estágios, os modelos DA1 e DA2 atendem o mesmo tipo de aplicações industriais exigentes, diferenciando-se principalmente pela vazão de ar disponível e pela arquitetura do cabeçote, de acordo com a necessidade da rede de ar do cliente.
Isso não significa que um seja melhor do que o outro, mas sim que cada modelo foi desenvolvido para atender diferentes demandas de vazão, mantendo alta eficiência, robustez e confiabilidade operacional.
O compressor de ar com cabeçote DA1, em linha, se destaca pelo excelente custo-benefício, eficiência operacional e manutenção mais simples. Por ser um equipamento de alta pressão, é indicado para aplicações industriais que exigem eficiência e robustez, oferecendo vazão de até 30 PCM.
Já os compressores com cabeçote DA2, em formato V, contam com uma arquitetura ainda mais robusta, projetada para entregar maior vazão de ar, melhor desempenho contínuo e maior resistência em regimes severos de trabalho, oferecendo vazão de até 60 PCM.
Compressores com cabeçotes DA1 e DA2 tem como aplicações
Os compressores equipados com cabeçotes DA1 e DA2 são indicados para aplicações que demandam desempenho elevado e operação contínua, como:
- Oficinas mecânicas com ferramentas de alta exigência;
- Pinturas automotivas profissionais;
- Linhas de produção que usam ar de forma contínua;
- Ferramentas pneumáticas pesadas.
E quais são os benefícios desses cabeçotes?
Os cabeçotes DA1 e DA2 compartilham uma série de benefícios que garantem desempenho superior e menor custo operacional ao longo do tempo:
- Garantia de 24 meses, reforçando a confiabilidade do equipamento;
- Menor custo com manutenção e reposição, trazendo economia ao longo do tempo;
- Intercooler e aftercooler integrados, que contribuem para melhor rendimento térmico e menor desgaste dos componentes;
- Componentes de alta qualidade e robustez, garantindo desempenho consistente;
- Maior vida útil e menos desgastes, ideal para uso contínuo com exigência controlada.
Confie em quem entende de compressor:
Quem lida com compressor todo dia sabe: é na desmontagem que a qualidade do projeto aparece. Profissionais da área de manutenção que já abriram e avaliaram os cabeçotes DA1 e DA2 destacam pontos importantes na prática:
O resultado é claro: um cabeçote mais moderno, eficiente e durável, pensado para quem precisa de desempenho constante e menor custo de manutenção.
Escolher o compressor de ar correto é fundamental
Adquirir um compressor inadequado para algumas tarefas certamente será bem frustrante. Afinal, há demandas que exigem maior pressão e rendimento.
Dessa forma, é importante se atentar às características dos cabeçotes DA1 e DA2 e contar com informações de qualidade sobre cada tipo de produto.
Por isso, a Pressure sempre inova para oferecer compressores de ar de alta eficiência e adequados para cada tipo de necessidade no mercado.
A linha Super Ar EVO é assim: conta com compressores de ar com cabeçote DA1 e DA2, veja abaixo!
Conte com a Pressure para mais eficiência
Há mais de 30 anos no mercado, a Pressure une experiência e inovação para entregar diversas soluções de compressão de ar para os mais variados setores no Brasil.
Por isso, se você está em busca de compressores de ar com cabeçote DA1 e DA2 (ou qualquer outra solução inovadora), acesse o catálogo de produtos da Pressure gratuitamente e dê um novo passo rumo à qualidade que seu negócio merece!







