Conheça nosso site com soluções para Latam:
IR PARA SITE LATAM

Como montar uma borracharia? Descubra tudo sobre esse mercado aqui

Como montar uma borracharia?

OComo montar uma borracharia? Será que vale a pena investir nesse tipo de negócio?

Se nesses últimos tempos você anda com essa dúvida em sua cabeça, então você está no lugar certo!

Hoje, vamos abordar um pouco sobre esse segmento, se realmente existe demanda e tudo o que você precisa para montar uma borracharia. Vamos lá?

Vale a pena abrir uma borracharia? Conheça mais esse mercado

Você sabia que são mais de 60 milhões de automóveis registrados no Brasil? Ainda assim, a frota total é muito maior (passa dos 100 milhões), principalmente se pensarmos nos inúmeros veículos que rodam de forma irregular.

E de acordo com o levantamento do IBGE, que cobre um intervalo de 15 anos, não houve, em nenhum momento, redução do número de automóveis registrados no país.

Com tantos carros, motos, caminhões, vans e outros veículos pelas ruas já é de se imaginar que demanda é o que não falta no setor de borracharia, certo?

E de fato essa demanda é existente, principalmente quando olhamos para os problemas de pavimentação e buracos que acometem tantos motoristas. Veja:

Dados sobre estradas pavimentadas no Brasil para saber como montar uma borracharia

Em 2019, o jornal O POVO visitou diversas borracharias em Fortaleza e descobriu um aumento de 60% nas demandas dessas oficinas. A causa tem relação com o aumento de buracos nas vias, o que causa danos nos pneus dos carros, suspensão, freios e até nos motores.

Essa problemática dos asfaltos colabora para a geração de oportunidades para os donos das borracharias. Ou seja, é como diz o famoso ditado “enquanto alguns choram, outros vendem lenços”. 

Além disso, o mercado de recapagem de pneus no Brasil é visto como consolidado e em crescimento. De acordo com a Associação Brasileira de Reforma de Pneus (ABR) são cerca de 7 milhões de pneus reformados por ano, gerando uma economia de 5 bilhões de litros de petróleo na última década.

Todos esses dados nos mostram que vale, sim, a pena abrir esse tipo de negócio e ser de fato lucrativo. Mas você sabe como montar uma borracharia? É o que abordaremos em seguida!

E como montar uma borracharia?

Para montar esse tipo de negócio é preciso analisar e definir algumas questões antes:

  • O segmento de atuação;
  • Localização e estrutura;
  • Equipamentos.

Vamos entender cada um desses tópicos com mais detalhes a seguir.

Segmento de atuação

Uma borracharia comum oferece serviços de conserto, calibragem e trocas de pneus. É possível expandir os negócios e atuar com outros tipos de atividades para aumentar o faturamento.

Existem borracharias que são bem próximas de um autocenter, por terem um portfólio de atendimento bem completo, incluindo até troca de óleo e de freios.

Mas tudo isso depende da sua definição de modelo de negócio no início. As duas perguntas que você deve responder agora são: (1) desejo atender carros e motos ou caminhões? (2) desejo oferecer os serviços básicos ou também trabalhar com serviços adicionais?

A partir dessas respostas você terá um direcionamento claro para os próximos tópicos. Tire um tempo, analise o que você deseja, quais serviços chamam a sua atenção e se você já possui experiência com todos que deseja incluir na sua empresa.

Localização e estrutura

O local é muito importante e precisa ser estudado, portanto, escolher a localização de sua borracharia dependerá do que foi definido no tópico anterior.

Caso você opte por trabalhar com caminhões, abrir uma borracharia em estradas/rodovias e perto de postos de gasolina faz muito mais sentido. Já caso você prefira trabalhar com carros e motos, o ideal é procurar um lugar bem movimentado e de fácil acesso em áreas urbanas.

Para essa definição, estude onde o seu público-alvo está, a concorrência do local e se é de fácil acesso. O espaço interno não precisa ser muito grande, a recomendação do Sebrae é de uma área de 30 m².

A estrutura deve ser dividida em:

  • Área de manutenção – local dos equipamentos da borracharia.
  • Área de estocagem – para guardar os pneus velhos, esse espaço deve ser fechado e longe de chuva para evitar a proliferação de mosquitos da dengue.
  • Área de mostruário de produtos – caso o empreendedor tenha a intenção de vender pneus novos, usados recauchutados e/ou remoldados.
  • Área de espera dos clientes – para atendimento, espera e banheiro.

Lembrando que esse tipo de negócio não precisa ser sujo e desorganizado. Com um espaço limpo, claro, bem organizado e um bom atendimento você deixa os clientes mais confortáveis e suscetíveis a voltarem e/ou indicarem para as pessoas próximas.

Equipamentos

O maquinário é essencial para a operação do dia a dia. E oferecer serviços de qualidade para os seus clientes deve estar entre as suas prioridades, por isso, invista o seu dinheiro em equipamentos que entregam desempenho, eficiência e muita qualidade.

Um dos principais que você precisa adquirir é o compressor de ar. Existem diversos modelos no mercado que funcionam para os mais diferentes tipos de demandas.

Você pode começar explorando linhas como Vortex, Storm e Notus, que são modelos diferentes de compressores profissionais reconhecidos no mercado e atende de pequenas a grandes oficinas.

Em nosso conteúdo “Por que você deve conhecer o consumo de ar comprimido da sua oficina?” explicamos como identificar, a partir de suas ferramentas pneumáticas, o compressor ideal para o seu trabalho.

Saiba como escolher o compressor ideal para o seu trabalho.

Veja outros equipamentos importantes:

  • Macaco do tipo jacaré;
  • Parafusadeira de impacto;
  • Máquina vulcanizadora;
  • Máquina para desmontar pneus;
  • Esmeril com lixa de aço e pedra;
  • Calibrador;
  • Tanque para água;
  • Martelo de borracha e ferro;
  • Agulhas para remendos;
  • Lâminas para desmontar pneus;
  • Caixa de ferramentas;
  • Ferramentas diversas;
  • Adaptador para desmontar motos;
  • Macaco garrafa.

Ferramentas como chave de impacto e retífica também são importantes para o trabalho diário na borracharia. Os diferentes modelos e kits você encontra no site da Pressure na seção de produtos.

Por lá, você confere modelos como Chave de Impacto ½” Super Torque, Chave de Impacto 3/4″ 183kgfm, Chave de Impacto 1” 316KGFM, Retífica 1/4” e outros.

Você pode iniciar com os serviços mais básicos de uma borracharia, mas não deixe de levar em consideração a possibilidade de expandir, posteriormente, a sua empresa para aumentar o seu faturamento.

Descubra mais sobre o universo pneumático

Gostou do conteúdo de hoje? Esperamos que agora você tenha um bom direcionamento e embasamento para abrir a sua borracharia do jeito certo!

E para entender mais sobre o universo pneumático e sair na frente da concorrência, não deixe de conferir todos os conteúdos que temos em nosso blog!

Lá você confere dicas e muita informação relevante para que a sua empresa trabalhe com mais qualidade, eficiência e inovação.

Blog Pressure: os melhores conteúdos de ar comprimido.

Compartilhe: