Como o ar pode ser usado na indústria? Entenda a importância dos compressores nas fábricas

O ar comprimido e as ferramentas pneumáticas são muito úteis em diversos segmentos. Esses itens oferecem diversas vantagens, como a economia de energia para oficinas, trabalhadores autônomos e, claro, nas fábricas. Mas você sabe como o ar pode ser realmente usado na indústria

Diferente das oficinas, as indústrias precisam de compressores maiores porque, na maioria das vezes, o ar comprimido é utilizado para acionar o funcionamento de outras máquinas

Além disso, as fábricas têm um processo de produção muito maior e mais complexo do que oficinas. Por isso, esse tipo de força acaba oferecendo diversas vantagens, como agilidade e mais lucros ao proporcionar economia

Como o ar pode ser usado na indústria? Veja algumas situações!

Existem diversos segmentos de indústrias e, em cada uma delas, o ar comprimido consegue exercer uma função diferente – mas igualmente importante

Na indústria automotiva, por exemplo, os compressores podem ser utilizados para a montagem e pintura de automóveis, enquanto nas metalúrgicas ele é o responsável pela refrigeração, revestimento, combustão, entre outros. 

Já na indústria alimentícia, o uso pode ser ainda maior, envolvendo transporte, limpeza, ventilação, fermentação, armazenamento, resfriamento e pulverização. Para a indústria farmacêutica, os compressores são utilizados na embalagem, fermentação, tratamento de esgoto, etc. 

E, óbvio, existem vários outros exemplos de como o ar pode ser usado na indústria, principalmente porque a gama de ferramentas pneumáticas e processos industriais cresce consideravelmente a cada ano. 

Vantagens do uso de ar comprimido no meio industrial

No meio industrial, todos os processos tendem a ser intensos e extensos. Isso significa que qualquer ação que facilite ou queime etapas, garantindo mais qualidade, é bem-vinda

Sem a compressão do ar, as fábricas teriam que recorrer a um grande número de motores, equipamentos e uso de energia elétrica. 

O ar comprimido substitui e otimiza processos que utilizariam energia elétrica, diminuindo os gastos e gerando agilidade e maior qualidade para os processos da fábrica. 

Quer mais benefícios? Os compressores parafuso ajudam indústrias

como o ar pode ser usado na indústria? Conheça os benefícios dos compressores de arExistem diversos modelos de compressores industriais de pistão e de parafuso. Mas os modelos de parafuso são os mais indicados para fábricas de médio e grande porte

Neste outro conteúdo do nosso blog, falamos mais sobre o funcionamento dos compressores parafuso, a diferença do funcionamento para os compressores de pistão, e a importância desses modelos para a indústria. 

E a Pressure está trazendo novidades para o meio industrial, hein! A linha Bolt, nosso lançamento especial, conta com sete novos modelos de compressores, que possuem baixa vibração, níveis reduzidos de ruídos e manutenção facilitada, para garantir o mínimo de paradas no processo de fabricação.

São equipamentos compactos, robustos, modernos, que conseguem trabalhar 24/7 e em ambientes com até 46ºC. Também possuem eficiência de 100% na compressão de ar e utilizam até seis vezes menos óleo em seu sistema. 

Os compressores Bolt também são amigos do meio ambiente, porque contam com um baixo consumo de energia elétrica, redução de emissões de CO₂ e inovam ao trazer um QR Code com toda a documentação e manuais necessários, descartando o uso de papel. 

Quer saber mais sobre essa novidade? Então inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter e fique por dentro do lançamento do Bolt e de outros equipamentos em primeira mão, diretamente no seu e-mail!Saiba dos lançamento em primeira mão! Inscreva-se agora em nossa newsletter. Botão: quero me inscrever.

Compartilhe: