Conheça nosso site com soluções para Latam:
IR PARA SITE LATAM

Compressor pistão ou parafuso? Veja qual o tipo de compressor é o melhor para o seu trabalho

27/09/2022 | Compressor de ar
Compressor pistão ou parafuso

Existem muitos compressores de ar comprimido no mercado e a cada dia que passa mais modelos são lançados com diferentes objetivos e tecnologias. Acompanhar todas as novidades pode ser um desafio, não é mesmo? Apesar disso, também pode ser uma boa oportunidade de encontrar um equipamento alinhado com o seu trabalho. E você sabe, por exemplo, se precisa de um compressor pistão ou parafuso?

É exatamente sobre a diferença desses dois tipos de compressores que falaremos no conteúdo de hoje! Continue lendo.

Compressor pistão ou parafuso: funcionamento 

Um compressor de parafuso cria a pressão necessária para comprimir o ar por meio de dois rotores. Semelhante a uma rosca, esses rotores são as únicas partes móveis do equipamento e são conhecidos como macho e fêmea.

Veja, a seguir, como o acionamento do compressor é realizado através do movimento rotacional desses rotores que não entram em contato um com o outro.

compressor parafuso

Já um compressor de pistão possui diversas partes móveis como o pistão, as válvulas, virabrequim e outros. Este modelo funciona por meio da movimentação dos pistões fechados com duas válvulas que se encontram dentro dos cilindros.

Uma das válvulas funciona para a entrada dos gases e a outra para a saída. Ou seja, o ar é compactado no cilindro e expelido sob pressão para ser usado.

Compressor parafuso

Benefícios de cada compressor

Ambos os modelos possuem seus benefícios e adquirir o compressor certo pode ajudar o seu negócio a garantir maior eficiência, redução de custos desnecessários e maior desempenho.

Em primeiro lugar, a escolha do modelo certo dependerá da sua utilização do ar comprimido versus intensidade do trabalho. Por consequência, o valor disponível para investimento também é um ponto importante – principalmente quando o equipamento é para oficinas menores ou profissionais autônomos.

De maneira geral, compressores de parafuso são direcionados para altas demandas, negócios que precisam de ar comprimido em alta escala, como indústrias e grandes oficinas. Já os compressores de pistão atendem muito bem hobbystas, autônomos, pequenas e médias empresas que não demandam de uma alta vazão de ar.

Veja as principais vantagens de cada compressor. 

Compressor de parafuso:

  • Eficiência na compressão de ar: o compressor pistão tem uma perda de 20% a 25%, o compressor parafuso possui 99,9% de eficiência.
  • Mais econômico: este é um modelo que utiliza a energia elétrica de forma inteligente, não ocupa muito espaço e é fácil de instalar.
  • Menor número de paradas de manutenção
  • Baixo nível de ruído
  • Ar mais limpo

Compressor de pistão:

  • Bom custo-benefício
  • Longa vida útil
  • Versáteis: encontrado em versões verticais e horizontais

Qual compressor parafuso substitui o meu pistão?

Se você trabalha com um compressor de pistão e deseja realizar a troca por um de parafuso para aproveitar todas as suas vantagens, é preciso estar atento a potência e vazão para realizar uma troca certeira e que seja adequada para o seu trabalho.

Foi pensando nisso que a Pressure desenvolveu uma tabela para você saber qual compressor da linha Bolt é perfeito para substituir um compressor de pistão de acordo com a vazão e potência… Veja abaixo:

compressor parafuso ou pistão

Mas, por que recomendar um compressor de parafuso com potência menor do que a do pistão? Isso acontece porque um compressor de pistão tem uma perda de 20 a 25% de vazão efetiva em relação a teórica, o que já não acontece nos equipamentos de parafuso.

É por isso que os compressores de parafuso apresentam maior eficiência e economia. Você pode substituir o seu pistão com toda certeza de que terá menores custos. Veja o exemplo:

Imagine que uma pessoa precisa de um equipamento que trabalhe em torno de 12h/dia com uma vazão efetiva de 21 PCM.

Considerando a perda de 20 a 25% na vazão, o compressor de pistão que atende essa pessoa é um de 30 PCM, que terá uma potência de 7,5 HP. Já o parafuso é o de 5.5 HP.

Veja na tabela abaixo as diferenças de energia e custos:

No exemplo acima, só com energia elétrica a pessoa terá uma economia de R$ 4.084,96. Bastante, né?

Precisando de um compressor?

compressor parafuso ou pistão

Compressor pistão ou parafuso? Não importa qual você precisa, a Pressure pode te ajudar nessa missão!

Confira nosso portfólio, composto por diferentes linhas que atendem as mais diversas necessidades. Você com certeza encontrará o modelo certo para o seu trabalho! Acesse nosso site e confira todos os produtos:

Conhecer linhas da Pressure

Compartilhe: