Conheça nosso site com soluções para Latam:
IR PARA SITE LATAM

O que você precisa saber sobre óleo para compressor

O que você precisa saber sobre óleo para compressor

Você sabe por que é importante entender um pouco sobre óleo para compressor? Ao utilizar o lubrificante errado ou de má qualidade, o seu compressor de ar pode sofrer com algumas consequências a ponto de danificar o equipamento.

Se você já tem um compressor ou deseja adquirir um, então esse conteúdo é para você! Conheça um pouco mais sobre a importância do óleo para o seu equipamento e por que investir em um produto original é a melhor opção para o seu bolso e para o seu compressor.

Para que serve o óleo para compressores?

A primeira informação que você deve saber é que existem diversos tipos de óleos para as mais variadas ferramentas industriais e profissionais. E o óleo para compressor é específico para este tipo de equipamento.

Esse fluido é responsável por proporcionar a redução do atrito nos rolamentos, evitar o desgaste das partes móveis, como eixo virabrequim, bielas, pistões e anéis, e dissipar o calor do processo de compressão, evitando o superaquecimento.

A lubrificação também protege o compressor contra corrosão, veda e limpa o motor. Tudo isso contribui para uma geração de ar comprimido limpo, bom funcionamento e mantém a eficiência energética do compressor.

Um pouco sobre os tipos de óleo

Existem vários tipos de óleo para compressor e sua principal diferença está no óleo base, que pode ser mineral, sintético e semi-sintético. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um?

O óleo mineral tem sua origem no petróleo cru e passa por um processo de refinamento para ser usado. Esse processo é muito importante e definirá a qualidade do óleo. De modo geral, quanto mais refinado, mais resistência à degradação, estabilidade térmica e índice de viscosidade esse óleo terá, ou seja, suas propriedades físico-químicas serão as melhores.

Já o óleo sintético por apresentar características superiores ao mineral, ele se torna um pouco mais caro. A depender da sua estrutura química existem várias categorias de fluidos sintéticos, algumas delas são PAO (poli-alfa-olefinas), ésteres, PAG e silicone. Cada tipo possui características próprias com qualidades específicas. 

E o óleo semi-sintético é uma mistura do óleo mineral com o óleo sintético. Essa junção é realizada para melhorar algumas características como viscosidade e resistência à degradação. E a proporção de cada óleo no semi-sintético vai depender do objetivo desejado com esse produto.

Por que usar óleo para compressor original?

Como mencionado no tópico anterior, o óleo para compressor é feito especialmente para esse equipamento, esse já é o primeiro motivo para você investir no produto correto.

Ao comprar um óleo paralelo e sem qualquer garantia de qualidade, você coloca em risco a durabilidade e o bom funcionamento do seu equipamento. O lubrificante correto possui resistência a altas temperaturas e baixa alteração físico-química.

Muitas vezes, podemos achar que estamos fazendo um bom negócio ao comprar um produto mais barato para não gastar tanto no presente, mas essa compra pode gerar muito gasto no futuro

Se você investir em um óleo que apresente menor viscosidade do que a indicada, por exemplo, ele não irá gerar a pressão suficiente para a lubrificação. Já um óleo extremamente viscoso pode demorar para alcançar as partes altas do motor, prejudicando, assim, a partida. 

Em todo caso, o seu compressor pode ficar muito danificado e você precisará realizar alguma manutenção ou até mesmo a troca de equipamento

Pressure Lub AW150

Óleo para compressor Pressure: lub AW150 1 e 5 litros

O Lub AW150 é o óleo original da Pressure que assegura qualidade para o seu compressor. Esse produto foi desenvolvido pensando nas necessidades dos nossos modelos e já apresenta as características certas para você usar sem se preocupar!

Em sua composição você encontra aditivos que evitam o desgaste, corrosão, oxidação e espuma, mantendo a eficiência energética do seu compressor e ajudando na longevidade do equipamento. 

Você encontra esse óleo disponível nas versões de 1 e 5 litros e para encontrar o ponto de venda mais próximo, basta clicar aqui.

Conteúdo relevantes para você

A Pressure está interessada em ir além. Não queremos apenas entregar aos nossos clientes e ao mercado os melhores compressores e ferramentas pneumáticas, trabalhamos para oferecer apoio real por meio de conteúdos importantes para o setor.

Esse é o modo da Pressure contribuir na transformação de pessoas, empresas e indústrias.

E que tal aprender a realizar a troca de óleo do compressor de forma correta e segura? Em nosso canal do YouTube, postamos um vídeo mostrando o passo a passo para você ver como é simples e rápida essa atividade! Confira agora mesmo:

Thumbnail para o vídeo Pressure Ensina #3: Saiba como fazer a troca de óleo do compressor

Aproveite e navegue pelo nosso canal, lá você encontra diversos vídeos de apoio para ajudar na sua jornada profissional e fica sabendo das novidades também! Clique aqui e conheça o canal da Pressure.

Compartilhe: