Conheça nosso site com soluções para Latam:
IR PARA SITE LATAM

Segurança no trabalho: saiba mais sobre a operação que fiscaliza vasos de pressão e compressores de ar

15/07/2021 | Outros
segurança no trabalho

Quem utiliza o ar comprimido conhece bem a importância de adquirir equipamentos de qualidade. Isso porque, dessa forma, a segurança no trabalho é reforçada para evitar acidentes e garantir um serviço bem feito.

Atualmente, é possível encontrar uma série de diretrizes que buscam facilitar o uso das ferramentas que utilizam o ar comprimido. Porém, essas dicas só são assertivas e de fato benéficas se os produtos forem certificados, ou seja, se eles forem fabricados seguindo todas as normas vigentes.

Com isso em mente, órgãos competentes realizam uma série de vistorias e verificações que buscam atestar as condições próprias dos equipamentos e, se necessário, solicitar suas adequações.

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), por exemplo, realiza um trabalho de grande importância nesse setor. Um exemplo é a Operação Pulmão conduzida pelo órgão, que é justamente assunto do nosso papo de hoje!

Operação Pulmão reprova estabelecimentos que não seguem as determinações de conformidade

O objetivo da Operação Pulmão é verificar se os produtos oferecidos no mercado estão, de fato, dentro da legislação. Só assim, é possível garantir a segurança no trabalho e evitar acidentes perigosos.

E, no início de julho de 2021, o Ipem-SP teve uma surpresa desagradável ao desqualificar uma série de estabelecimentos e produtos. Ao todo, o órgão reprovou 58% dos estabelecimentos fiscalizados e encontrou 61 produtos irregulares. Entenda:

segurança no trabalho - Operação Pulmão

Mas essa não foi a primeira vez que a Operação Pulmão foi colocada em prática. Em 2018, houve reprovação em 51% dos produtos averiguados. Em 2019, esse número abaixou para 47%. Infelizmente, em sua averiguação mais recente, voltamos a ver um crescimento nesses dados. As empresas notificadas têm até 10 dias para apresentar uma defesa ao Ipem-SP, sendo que suas multas podem chegar a R$1,5 milhão.

Mas o que é verificado durante essa inspeção? É o que vamos descobrir agora.

Como o Ipem-SP garante a segurança no trabalho?

Alguns fatores são indispensáveis para qualquer estabelecimento ou produto relacionado ao ar comprimido. Os órgãos competentes verificam especificamente esses elementos em inspeções. Na Operação Pulmão, por exemplo, os itens analisados incluem:

segurança no trabalho - Operação pulmão

Além disso, a verificação do Selo de Identificação da Conformidade, que precisa ter o número de registro junto ao INMETRO, também é de extrema importância. Afinal de contas, a agência reguladora possui portarias específicas, como a 255/14, que trata justamente sobre esse assunto.

Lembre-se que a revenda de produtos impróprios pode resultar na apreensão do estoque, assim como na prisão dos responsáveis por sua comercialização. Por isso, é preciso ficar atento a essa questão na hora de repor o seu catálogo. Neste outro conteúdo do blog, falamos um pouquinho mais sobre essa certificação, que já foi conquistada pela Pressure.

A Pressure garante o sucesso de todos os seus clientes!

Seja por meio de conteúdos pertinentes, como este, ou por meio de um catálogo completo e diverso, a Pressure tem orgulho em oferecer o melhor do ar comprimido para todos os seus clientes.

Sempre de olho nas normas e diretrizes nacionais e internacionais, nossos equipamentos possuem todos os certificados obrigatórios, que atestam a sua qualidade e a segurança de todos os seus usuários.

Por isso, somos uma grande apoiadora da Operação Pulmão: acreditamos que ações como essa ajudam a trazer maior bem-estar para todos os usuários do ar comprimido, contribuem para a segurança no trabalho e ainda criam um mercado competitivo mais justo e equilibrado.

E se você gostaria de, assim como nós, ficar por dentro das novidades desse meio que passa por transformações constantes, não deixe de se cadastrar em nossa newsletter. Assim você recebe todos os nossos conteúdos em sua caixa de entrada. E o melhor: é tudo gratuito!

Segurança no trabalho - Operação Pulmão

 

Compartilhe: