Conheça nosso site com soluções para Latam:
IR PARA SITE LATAM

Dificuldades durante a instalação de compressor de ar? Confira 4 passos para ter sucesso!

01/12/2022 | Compressor de ar
Instalação de compressor de ar: confira 4 passos para ter sucesso!

Adquirir um compressor de pistão para as suas atividades é um bom começo para melhorar os seus processos, não é mesmo? Mas você sabe qual a instalação de compressor ideal para seus equipamentos? Embora pareça uma pergunta fácil de ser respondida, existem alguns truques simples que vão garantir o melhor desempenho, funcionamento e produtividade do seu compressor de ar. 

Seja para hobby, profissional ou industrial, suas atividades necessitam de mais performance. Por isso, hoje a Pressure preparou um guia com 4 passos para você seguir durante a instalação do compressor de ar de pistão e garantir o sucesso que o seu negócio precisa. Vamos lá?

1. Local de instalação de compressor de ar

Imagem da sala de máquinas com as medidas ideiais para a instalação de compressor

É muito importante que o local de instalação do seu compressor seja em um ambiente ventilado e arejado. Isso porque, ao realizar a instalação de compressor em uma sala fechada, por exemplo, você perde a garantia de ventilação que o equipamento precisa para funcionar bem. 

Além disso, é imprescindível observar se o local de instalação do equipamento atende às necessidades de troca de ar e circulação natural do compressor, evitando assim, seu superaquecimento. 

No local da instalação, algumas medidas devem ser seguidas, é preciso, por exemplo, ter espaço em volta para abertura das portas e para permitir manutenções – das mais simples às mais complexas. Acima do compressor, o ideal é que exista um espaço para a saída de ar quente e troca de calor.

2. Base do compressor

Amortecedores Pressure - item obrigatório na instalação de compressor de ar

Independentemente do tipo de compressor que você for instalar, é necessário que ele possua uma base. Isso significa que, para evitar o acúmulo de poeira e umidade do piso, você deve construir uma base para o seu compressor. 

O vibra-stop, também conhecido como o ‘pé de borracha’ do equipamento, ou amortecedor de vibração, é obrigatório e te ajudará na construção dessa base, pois não deixa que o compressor entre em contato com o piso. 

Além de contribuir para a construção de uma área livre de contaminantes e nivelar o equipamento, impedindo a má lubrificação do seu compressor de ar.

A Pressure tem esse item à venda e para garantir o seu, basta encontrar o revendedor mais próximo de você! Clique aqui.

3. Instalação elétrica

Instalação elétrica de compressor de ar

É recomendado que você consulte um especialista em instalação elétrica antes de iniciar a instalação do compressor para avaliar as condições do seu ambiente e a capacidade da sua rede. 

Feito isso, é hora de saber que a instalação de compressor de ar correta deve ser realizada com uma chave magnética, que é obrigatório em motores iguais ou acima de 2HP. Nos casos de motores elétricos trifásicos além da chave de proteção, deverá ser instalado obrigatoriamente um relé falta de fase, que será responsável pela proteção de sua instalação caso necessário em uma eventual queda de energia.

Os cabos de alimentação, plugs e tomadas devem ser dimensionados de acordo com a potência e corrente do motor, tensão da rede e distância de energia elétrica.

4. Manual do equipamento

para a instalação correta leia o manual sempre!

Por último, a dica mais importante é que você leia atentamente e se informe através do manual do seu equipamento – que pode variar de acordo com o fabricante.  

Afinal, a instalação de compressor é um processo que precisa de etapas para ter sucesso e dar continuidade no desempenho e produtividade do equipamento. Na Pressure, todos os compressores de ar acompanham um QR Code embutido com o manual de instalação, dicas e informações extras para facilitar esse percurso.

Não deixe de consultar o fabricante e, se necessário, solicite ajuda para que a instalação do compressor de ar seja feita da forma ideal!

Dicas extras para instalação de compressor de pistão

Chave eletromagnética

Outro item muito importante e obrigatório é a chave eletromagnética para compressores de pistão iguais ou acima de 2HP.

Ela serve como uma proteção para o motor do equipamento evitando picos de energia, que podem danificar os componentes internos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Veja o nosso vídeo sobre a instalação da chave eletromagnética:

E você pode ler mais sobre chave eletromagnética em conteúdo completo em nosso blog, basta clicar aqui.

Óleo para compressor

Para a instalação de compressor de ar correta utilize óleo original

Lembre-se que para compressores de pistão a primeira troca do óleo deve ser feita após 50 horas de uso.

E é muito importante que para essa tarefa você utilize o óleo original da Pressure, garantindo assim a continuidade do desempenho e eficiência do compressor.

Em nosso portfólio você encontra óleo da mais alta qualidade disponível nas quantidades de 1 e 5 litros. Veja:

> Conheça o Lub AW150 de 1 litro aqui.

> Conheça o Lub AW150 de 5 litros aqui.

Saiba mais sobre óleo para compressor neste conteúdo especial que preparamos para você: O que você precisa saber sobre óleo para compressor.

A Pressure cuida do seu compressor por você!

Há mais de 29 anos no mercado brasileiro, a Pressure é pioneira em desenvolver compressores de ar de alta qualidade para todos os tipos de negócio.

Com equipamentos que oferecem resistência e performance, você tem muito mais do que um compressor de alta qualidade ao seu lado, mas a seriedade de uma empresa que possui assistências técnicas espalhadas por todo o Brasil, além de diversos conteúdos de apoio e produtos que agregam de forma completa na sua rotina.

Quer continuar por dentro do universo Pressure e tendo acesso a dicas, informações e novidades em primeira mão? Clique no botão abaixo e inscreva-se na nossa newsletter!

Quero mais inovação, economia e sustentabilidade. Botão acompanhar a newsletter da Pressure

Compartilhe: