Os principais cuidados com compressor de ar para você melhorar a performance da sua oficina!

17/04/2020 | Compressor de ar
Cuidados que você deve ter com seu compressor

Compressores de ar são equipamentos essenciais em oficinas de diferentes áreas. Mas comprar um compressor, instalá-lo e começar a usá-lo pode não ser o caminho mais eficiente. Isso acontece porque, como para todo equipamento, existem cuidados com compressor de ar que são importantes para manter o bom funcionamento e  garantir melhor performance. 

Hoje vamos falar sobre esses cuidados e a importância deles para o dia a dia da sua oficina. Confira!

Um dos primeiros cuidados com compressor de ar é ler o manual!

Todo produto vem com um manual na caixa e é essencial tirar alguns minutos do dia para ler completamente as informações oferecidas. Às vezes temos o costume de comprar um equipamento e começar a utilizá-lo logo de cara, mas isso pode gerar maus costumes de uso que prejudicam a vida útil do aparelho. 

É por isso que recomendamos a leitura detalhada do manual antes de instalar o compressor de ar. Esse é um dos primeiros passos – e um dos mais importantes! 

Ao adquirir um compressor Pressure, você poderá ter acesso ao manual por meio do QR Code que vem colado ao equipamento! Nesse link, explicamos mais sobre como fazer a leitura do código. 

 

QR Code nos compressores Pressure

Veja os itens obrigatórios para não perder a garantia

Ainda no manual do seu compressor, haverá itens obrigatórios de instalação para que no futuro, se necessário, seja possível acionar a garantia do produto. 

Nos manuais da Pressure, por exemplo, indicamos a instalação obrigatória da Chave Eletromagnética para compressores com potência igual ou maior que 2.0hp. A não instalação dessa ferramenta pode diminuir a vida útil do equipamento – e impedir o acionamento da garantia.

Essa é apenas uma das indicações presentes em nosso manual. Por isso, destacamos novamente a importância de fazer uma leitura detalhada e com calma para não perder nenhum detalhe! 

Para a instalação, escolha um local adequado

Procure em sua oficina um espaço que seja coberto e bem ventilado. Essas características são importantes para que o compressor não seja atingido por água e umidade. Além disso, escolher um local livre de poeiras (que podem surgir do próprio trabalho realizado na oficina) é fundamental para que a parte interna do compressor não acumule sujeira. 

Ainda é interessante que o ambiente em que o compressor for instalado não tenha uma temperatura acima de 40º. Assim, problemas como o superaquecimento podem ser evitados. 

O posicionamento também importa!

Além do local, que precisa ter as características que citamos acima, o posicionamento do compressor antes da instalação também é importante. O recomendado é que o equipamento esteja a pelo menos 80 cm da parede e 2,5 metros do teto. 

Desse modo, há espaço para que funcionários consigam trabalhar em possíveis manutenções. 

Faça a limpeza do compressor toda semana, mas preste atenção

Limpar o equipamento semanalmente faz parte dos cuidados com compressor de ar que devem ser tomados. Mas é preciso ter atenção e nunca fazer essa limpeza com produtos úmidos. 

Recomendamos sempre um pano seco para tirar possíveis excessos de pó que fiquem na superfície do compressor. E não se esqueça de trocar o filtro de ar com frequência para garantir maior vida útil para o equipamento. Aqui na Pressure, recomendamos que essa troca seja feita a cada 600 horas de funcionamentoou trimensalmente

Verifique a rede de ar e faça a instalação com consciência

Para conectar o compressor à rede de ar comprimido, é preciso ter uma mangueira de borracha própria para essa operação. Isso é necessário para que o choque térmico, a trepidação ou o peso da tubulação não causem danos custosos ao reservatório de ar. 

Além disso, se você trocou seu compressor por outro modelo que tenha maior rendimento e pressão, cheque se a rede de ar que você possui em sua oficina é compatível com o novo equipamento

Por fim, mas nada menos importante: faça manutenções preventivas

Um dos cuidados para compressor de ar mais importantes com certeza é a manutenção preventiva. Com essa atenção redobrada, os técnicos da área conseguem identificar defeitos prejudiciais para o funcionamento do compressor no futuro. 

Assim, além de evitar consertos mais caros, você também impede que o equipamento pare de funcionar e que várias atividades da sua oficina sejam interrompidas. 

Precisa de mais dicas?

Em nosso blog, você pode conferir materiais, recomendações e novidades. Por isso, fique de olho e aproveite o melhor do seu compressor de ar para lucrar mais no fim do mês!

Compartilhe: