Conheça nosso site com soluções para Latam:
IR PARA SITE LATAM

5 maneiras de alcançar uma redução de custos eficiente com ar comprimido

07/12/2023 | Compressor de ar, Outros

A redução de custos com ar comprimido é uma questão importante para a maioria dos negócios que utilizam compressores de ar. Isso porque o consumo de energia elétrica costuma ser elevado com esses tipos de equipamento em diversos segmentos profissionais. Por isso, cada vez mais o ideal é buscar por compressores de ar que possuam eficiência energética.

Aqui na Pressure, por exemplo, já trouxemos diversos conteúdos que abordam a importância da eficiência energética na redução de custos de uma fábrica ou pequena empresa, além de indicações de soluções do nosso portfólio que são alinhadas à essa questão. Esse é o caso da família Bolt, que possui  modelos de compressores de ar que garantem mais eficiência energética, baixo nível de ruído, redução de custos de manutenção, entre tantos outros benefícios.

Todas essas informações estão aqui para te mostrar que reduzir os custos com ar comprimido pode ser uma estratégia eficaz para otimizar a eficiência operacional e melhorar a rentabilidade do seu negócio. 

Vamos ver, então, quais são as 5 maneiras práticas e fáceis de alcançar essa redução de custos com compressores de ar? Continue acompanhando para entender melhor.

Mas, antes, um breve contexto

Em 2023, o planeta Terra registrou seu dia mais quente da história, segundo os Centros Nacionais de Previsão Ambiental (CPC) dos Estados Unidos. 

O último registro de uma temperatura tão alta se deu em 2016, onde o planeta atingiu a marca de 16,92 °C. Este ano, porém, os dados mostram que, por dois dias consecutivos, a temperatura global aumentou para 17,18 °C. 

Esse é um cenário um tanto quanto preocupante, não é mesmo? E é justamente por essa preocupação com o meio ambiente que a Pressure revisita um assunto tão importante e urgente. 

Descubra a seguir como colocar em prática a redução de custos dos seus compressores — e a colaborar com ações mais sustentáveis que ajudam a salvar o planeta.

Citação:

1. Diminuição da pressão

A primeira maneira de colocar em prática a redução de custos e gastos com seu compressor de ar é ajustar cuidadosamente a pressão da operação. Isso significa ajustar a pressão do compressor para um nível inferior ao anteriormente configurado, mas sem danificar suas produções atuais. 

Reduzir o controle da pressão não apenas resulta em economia de energia, mas também alivia a carga sobre o equipamento, prolongando sua vida útil e otimizando sua eficiência operacional.

2. Elimine vazamentos de ar

Já os vazamentos de ar são considerados vilões que impactam diretamente nos gastos operacionais. Por isso, identificar e corrigir vazamentos preserva recursos e também garante uma operação mais consistente e eficiente, auxiliando na redução de custos totais.

3. Otimize a temperatura ambiente

Manter a temperatura ambiente dentro dos parâmetros ideais melhora o desempenho do seu compressor e contribui para sua eficiência energética. O clima adequado reduz a carga sobre o sistema, resultando em menor consumo de energia e custos operacionais mais baixos.

O ideal é que o ambiente onde o compressor está seja limpo e arejado. Isso é muito importante para ajudar no funcionamento e em toda a operação com ar comprimido! 

4. Realize manutenções regulares

A manutenção regular é uma ação indispensável para garantir o funcionamento eficiente dos compressores de ar. As preventivas, por exemplo, ajudam na redução de riscos e falhas, além de minimizar o custo de reparos inesperados. Dessa forma, realizar revisões regulares em seus equipamentos te ajuda a garantir uma operação contínua e muito mais eficiente.

5. Respeite a vida útil de suas máquinas

Entender e respeitar os períodos de vida útil das máquinas é crucial para evitar gastos desnecessários. Substituir equipamentos no momento certo não apenas evita interrupções não planejadas, mas também contribui para a eficiência energética e a redução de custos.

Dica extra: recupere calor e utilize fontes de energia sustentáveis para maior redução de custos

A recuperação de calor dos compressores de ar é uma fonte valiosa de eficiência energética. 

É possível, por exemplo, integrar sistemas de recuperação de calor e aproveitar essa energia térmica para aplicações como aquecimento de ambientes ou até mesmo processos industriais.

Já ao investir em fontes de energia sustentáveis para o uso dos compressores de ar, você ajuda na preservação do meio ambiente e ainda adquire custos operacionais mais baixos a longo prazo. 

Incrível, não é mesmo? Ao adotar essas práticas, você pode atingir resultados inesperados na redução de custos associados ao ar comprimido e promover uma operação mais eficiente e sustentável a todo o ecossistema

A Pressure pode ser sua parceira para a redução de custos

Há 30 anos transformando o mercado nacional, a Pressure tem orgulho de dizer que é apaixonada por inovação. Não é à toa que nossas soluções em ar comprimido ajudam diversos segmentos a alcançarem resultados melhores e com maior qualidade. 

E você também pode fazer parte dessa evolução! Fale com um de nossos especialistas e descubra qual é o compressor de ar ideal para suas necessidades.

Mais qualidade, eficiência e inovação em compressores de ar Botão: Falar com especialistas Pressure

Compartilhe: