Compressores de pistão: entenda o funcionamento desses equipamentos

12/01/2021 | Compressor de ar
Compressores de pistão

Os compressores de pistão são alguns dos modelos mais populares em lojas de compressores, procurados principalmente por pessoas que trabalham em oficinas ou são autônomas

E essa alta procura é justificável: esses compressores unem potência à economia e podem ser utilizados para várias tarefas de diferentes intensidades, dependendo do modelo escolhido. 

Mas tanto para lojistas, quanto para quem procura um compressor para trabalhos profissionais, entender o funcionamento desse tipo de equipamento é importante. No primeiro caso, é essencial saber detalhes mais técnicos para esclarecer dúvidas. Já para o segundo caso, é fundamental para ter maiores noções de instalação, uso e manutenção. 

Hoje, falaremos um pouco mais sobre o funcionamento dos compressores de pistão. Confira!

Como funcionam os compressores de pistão?

Aqui no blog, anteriormente, já falamos sobre o funcionamento dos compressores parafuso. Se você leu esse conteúdo, vai entender logo de cara que um compressor pistão funciona de uma maneira completamente diferente

Os compressores de pistão possuem em sua unidade compressora o pistão, que é ligado a um sistema rotativo biela-manivela. E essa é a principal diferença para os compressores de parafuso. 

Se nos compressores parafuso o ar comprimido é gerado por meio de motores elétricos ou a diesel que acionam a movimentação de um par de parafusos, no caso de um compressor de pistão, o funcionamento se dá exatamente pela movimentação dos pistões

Mas existem dois modelos de compressores de pistão: os de 1 e os de 2 estágios. Em cada um deles, a compressão do ar acontece de maneira diferente, como explicamos a seguir: 

Compressão de ar em compressores de 1 estágio (120 a 140psi)

Nos compressores de 1 estágio, que vão de 120 a 140 psi, a compressão de ar acontece por meio de um ou dois cilindros do mesmo diâmetro, que aspiram, comprimem e descarregam o ar para o reservatório. 

Caso o compressor não tenha reservatório, o ar é dispensado diretamente para o uso. 

Compressores de pistão

Compressão de ar em compressores de 2 estágios (175psi)

Os compressores de 2 estágios possuem cilindros de tamanhos diferentes e apenas os cilindros de maior diâmetro contam com filtro de ar

Esses cilindros maiores aspiram, comprimem e enviam o ar para os cilindros menores por meio da serpentina, local onde o ar é comprimido novamente e, posteriormente, descarregado ao reservatório. 

As duas etapas de compressão dão o nome de 2 estágios à esse modelo de compressor

Compressores de pistão

Outras informações importantes que você precisa saber sobre o compressor pistão

Independentemente do modelo ter 1 ou 2 estágios, os compressores de pistão funcionam admitindo o ar da atmosfera e reduzindo (ou comprimindo) o volume desse ar no mecanismo compressor

Compressores de pistão

Além disso, outro ponto interno importante sobre os compressores de pistão é o fato de que eles possuem válvulas unidirecionais. Elas são essenciais porque impedem que o ar volte para a bomba, aumentando a vida útil do equipamento. 

E aí, conseguiu entender mais sobre os compressores de pistão? 

Os compressores que funcionam por meio de pistões são os mais antigos no mercado. Mas isso não significa que essa tecnologia seja ultrapassada. Aqui na Pressure, por exemplo, lançamos em 2020 duas linhas de compressores de pistão: a Storm e a Vortex

Neste outro conteúdo do blog, explicamos melhor as funções de cada linha e para quais tarefas elas podem ser utilizadas. Leia agora clicando aqui!

E se você está pensando em qual é o compressor de pistão da Pressure que melhor vai atender suas expectativas, criamos uma calculadora exclusiva que poderá te ajudar. Respondendo algumas perguntas rápidas, direcionamos a melhor linha para você de acordo com a sua necessidade. Faça o teste agora:

Compressores de pistão

E você que é lojista e não quer perder novidades e dicas da Pressure, inscreva-se em nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão, em seu e-mail!

Compressores de pistão

 

Compartilhe: