Conheça nosso site com soluções para Latam:
IR PARA SITE LATAM

Consumo de energia elétrica e compressores de ar: saiba como economizar

06/04/2022 | Compressor de ar
compressores e energia elétrica

O consumo de energia elétrica está atrelado a maioria dos processos fundamentais de indústrias e oficinas. E uma necessidade que ambos os setores possuem em comum é o uso de compressores de ar.

Aqui na Pressure, nós sabemos da importância de reduzir esse custo tanto para a empresa, como para o meio ambiente. 

É por isso que, neste conteúdo, vamos explicar melhor quais as medidas que as empresas podem adotar para economizar energia elétrica, qual o compressor certo para isso e quais são os principais fatores de desperdício em processos industriais. 

Medidas para diminuir o consumo de energia elétrica

Você sabia que a vida útil de um compressor de ar pode ser comprometida em até 70% caso não seja usado de forma correta? 

Não necessariamente o ar produzido pode estar sendo utilizado de forma completa, o que faz com que esse seja um dos primeiros pontos de alerta para o desperdício de energia.

Existe uma série de medidas que podemos adotar para ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica de forma correta. Veja na imagem abaixo:

medidas para reduzir o consumo de energia elétrica

Além das medidas na imagem acima, também é importante ter em mente que a pressão do trabalho afeta diretamente o consumo de energia. Ou seja, quanto maior a pressão, maior o consumo e vice-versa. 

O ideal é monitorar e entender se é possível reduzir a pressão de trabalho, assim, além da redução do consumo de energia elétrica, você evita a sobrecarga do seu compressor de ar e não compromete a vida útil do aparelho. 

Soluções que, juntas, proporcionam uma saída para as indústrias e oficinas, gerando, ainda, resultados amigáveis ao meio ambiente!

Principais fatores de desperdício 

Os principais fatores relacionados ao desperdício podem envolver equipamentos desatualizados, má gestão, ineficiência, falta de manutenção e outros. A produção e distribuição do ar comprimido também pode estar ligada ao fator desperdício devido ao seu processo realizado de forma incorreta.

fontes de desperdício do seu compressor

Vazamentos

Destacamos aqui a importância de encontrar e consertar os possíveis vazamentos, pois esse tipo de problema pode custar MUITO dinheiro para você. 

Quanto maior o diâmetro do furo, mais perda de ar estará ocorrendo, fazendo com que você gaste cada vez mais. O maior desafio nesta situação é, de fato, encontrar os pontos de vazamento já que, em sua grande maioria, eles não são visíveis. Sem dúvida, é preciso realizar um trabalho profissional e intensivo para mitigar esse problema.

Para melhor visualização do gasto que você pode ter, veja a simulação abaixo:

Com um furo de 1mm de diâmetro, o vazamento a 6 bar será de 1 l/s. Isso significa um gasto de 0.3 kW/h. Assumindo que o gasto de 1kW/h seja R$ 0,37, em um ano o custo desse vazamento será de: R$ 972,36. E quanto maior o diâmetro do furo, maior será esse gasto.

Erros na instalação

Outro ponto importante que você deve ficar de olho para não gerar mais gastos é a instalação do seu compressor ou rede de ar comprimido.

Configurações inadequadas como o dimensionamento incorreto das especificações de pressão e tubulações, conexões, válvulas e mangueiras, além de gerar maior consumo de energia elétrica, podem causar graves acidentes. Visto que, se o equipamento for ligado com peças frouxas, por exemplo, pode causar um movimento de chicote devido a forte pressão do compressor.

Assegurar que o seu compressor esteja com a melhor configuração possível é contar com a eficiência energética do seu equipamento.

Para saber mais sobre erros que podem prejudicar o seu compressor de ar comprimido, clique aqui.

Escolha correta do compressor de ar

Outro indicativo que pode te ajudar a reduzir o consumo excessivo de energia é a escolha correta do compressor de ar, pois adquirir um compressor com uma potência menor do que as suas atividades demandam, fará com que você mantenha o equipamento ligado por mais tempo, gastando, assim, mais energia.

A Pressure já possui linhas exclusivas que te auxiliam nessa tomada de decisão, seja para hobby, trabalhos pesados e médios nas indústrias ou oficinas.

Para saber qual a linha mais econômica e ideal para você, dê uma olhada nesse outro conteúdo que preparamos: Quais são os compressores mais econômicos da Pressure?

Conte com a Pressure para diminuir o seu consumo de energia elétrica!

Esperamos que tenha gostado de mais um conteúdo exclusivo Pressure. Para não perder nenhuma novidade, não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais!

E, se você quiser ficar sabendo em primeira mão sobre lançamentos, ofertas e mais do universo do ar comprimido, assine a nossa newsletter com novidades mensais.

Até a próxima!

Acessar catálogo

Compartilhe: