Conheça nosso site com soluções para Latam:
IR PARA SITE LATAM

Cuidados com o compressor no verão

04/01/2023 | Compressor de ar
Cuidados com o compressor no verão

O verão é uma das estações mais aguardadas do ano, afinal, seu clima quente e úmido é totalmente agradável para sair e curtir ao ar livre. Mas alguns equipamentos industriais não pensam dessa forma… É por isso que, hoje, vamos falar sobre alguns cuidados com o compressor nesta época para você garantir performance no trabalho.

Sim, os compressores sofrem com as altas temperaturas e, sem os cuidados certos, você pode sofrer com baixo desempenho, maior necessidade de manutenção e maior consumo de energia elétrica.

Por isso é tão importante seguir as dicas de hoje e se preocupar com uma manutenção preventiva nos meses seguintes para estar sempre preparado.

Mas antes, vamos conferir os principais passos na instalação de um compressor? 

Até porque 2023 já começou e esse será o ano para você adquirir um novo compressor Pressure garantindo mais qualidade, segurança e eficiência em sua rotina de trabalho. E tudo começa pela instalação, certo? 

Ao seguir todos os passos dessa etapa corretamente, é possível garantir o máximo de desempenho e durabilidade do aparelho e não sofrer com problemas de forma antecipada. Vamos entender mais!

Instalação correta de um compressor de ar de pistão

1. Local

O seu novo compressor precisa ser posicionado em um local arejado que, preferencialmente, não seja quente e nem possua nenhum tipo de poeira e poluição.

2. Amortecedores

Este é um item obrigatório e muito importante porque nivela o equipamento, evitando a danificação da base do compressor e também a má lubrificação, já que mantém uma circulação uniforme do óleo.

Você sabia que a Pressure vende amortecedores? Para adquirir o seu, clique no banner abaixo!

Garantir máxima qualidade na instalação do meu compressor. Botão: procurar um revendedor.

3. Chave eletromagnética

Para compressores de pistão iguais ou acima de 2HP, ela serve como uma proteção para o motor do equipamento, evitando picos de energia que podem danificar os componentes internos.

Quer saber tudo sobre chave eletromagnética? Confira esse conteúdo completo que preparamos para você:

Chave eletromagnética: por que esse item é tão importante?. Botão: Saber mais.

4. Manual

Claro que não poderíamos deixar de indicar a leitura do manual do seu compressor. Por mais que você já trabalhe há muito tempo com esse tipo de equipamento, não dispense a conferência deste material.

Constantemente surgem inovações e a Pressure busca sempre atualizar seus aparelhos para entregar tecnologias cada vez mais avançadas e, por isso, nossos manuais são sempre otimizados com novas informações. Inclusive, esse material é importantíssimo nos cuidados com o compressor de ar!

Na Pressure, você acessa toda a documentação pelo QR Code adesivado no equipamento. Além disso, em nosso site você encontra uma página com os manuais dos nossos produtos.

Acesse o manual do seu equipamento de forma prática e simples! Botão: ir para a página.

Se você deseja saber mais detalhes das etapas de instalação do compressor de ar, leia o nosso artigo disponível no blog: Instalação de compressor de ar: confira 4 passos para ter sucesso!

Como o calor afeta o meu compressor de ar

Agora que você já seguiu todos os passos da instalação e está pronto para utilizar o seu compressor em todas as épocas do ano, vamos falar um pouco sobre como o clima do verão pode afetar o seu aparelho.

Nessa época, você pode sentir um fluxo mais baixo de ar no seu compressor, justamente porque o ar tende a ficar menos denso, o que dificulta sua entrada no sistema.

Outro ponto nessa questão é que altas temperaturas significam maior presença de água no ar, o que pode fazer com que o sistema de drenagem do compressor lide com mais umidade. Sem os cuidados certos, esse líquido pode causar corrosão e danificar o seu equipamento .

Por último, mas não menos importante, um compressor gera bastante calor quando está em operação. No verão, por conta do clima mais quente, essa temperatura se eleva ainda mais. A atenção aqui vai para o superaquecimento que pode fazer com que o seu equipamento desligue.

Mas o meu equipamento não deveria estar preparado para funcionar bem em qualquer estação?

Sim, um compressor é desenvolvido e testado para funcionar e desempenhar bem em qualquer estação do ano, porém apenas se seus itens de reposição estiverem em boas condições e as devidas manutenções em dia.

É por isso que, lá no começo desse texto, mencionamos que a manutenção preventiva é tão importante. O seu compressor precisa estar em dia com as trocas de óleo, limpeza e peças originais para que, quando situações adversas ocorram, você ainda sim aproveite a máxima performance.

Cuidados com o compressor para um bom funcionamento

Resumidamente, o que você precisa fazer para ter um bom funcionamento do seu compressor no verão é garantir que a manutenção preventiva esteja em dia.

Simples, não? Pode parecer desnecessário muitas vezes, principalmente quando você sabe que o seu compressor está em ótimas condições. Mas não deixe de verificar tudo com uma periodicidade estabelecida.

Caso você utilize bastante o seu equipamento, o recomendado para compressores de pistão é realizar a prevenção de forma efetiva, disponível na página 22 do nosso manual de instruções

A manutenção pode evitar gastos extras com problemas urgentes e não previstos, custo otimizado de energia elétrica, maior tempo de operação e, consequentemente, maior produtividade no trabalho e maior vida útil do equipamento.

Veja os cuidados com o compressor:

  1. Limpeza em dia
  2. Verificação do líquido refrigerante
  3. Troca de óleo (prefira SEMPRE o original)
  4. Posicionamento do compressor em um local fresco e livre de poeiras
  5. Realização da drenagem do reservatório diariamente

cuidados com o compressor no verão, tabela de informações

Mais sobre compressores?

Tudo o que você precisa saber sobre o universo do ar comprimido e compressores de ar você encontra em nosso blog. Nos preocupamos em disseminar informações relevantes para quem nos acompanha para que os seus resultados sejam cada vez melhores

Os compressores de ar são equipamentos extremamente importantes para diversos segmentos e a Pressure quer que todos os nossos clientes e parceiros os utilizem da melhor maneira possível para que assim garantam a real performance que nossos compressores oferecem.

Para ficar por dentro de todas as dicas, novidades e saber mais sobre compressores, confira nosso blog.

Pressure: há 29 anos transformando o setor de ar comprimido. Botão: conhecer blog.

Compartilhe: