10 dicas para ter bons resultados com seu compressor de ar

11/06/2020 | Compressor de ar
Compressor de ar Pressure

Ao investir em um compressor de ar, você vai garantir que muitas tarefas sejam feitas com mais praticidade e qualidade, e sem desperdício de materiais. 

Mas ao procurar por esse equipamento, muitas dúvidas podem surgir. Qual o melhor modelo? Como fazer a manutenção? Quais ferramentas devo utilizar? Essas são só algumas das perguntas comuns que recebemos!

Por isso, o assunto do nosso post de hoje são dicas para que você consiga aproveitar o melhor desempenho do seu compressor. Para conferir, continue lendo!

Antes de mais nada, qual compressor de ar você deve escolher? 

Se você chegou a pesquisar por compressores de ar, já deve ter percebido que existem vários modelos disponíveis no mercado – e isso pode ter te confundido. 

No geral, os compressores são feitos para atender diferentes tipos de intensidade e tarefas. Então é normal que você encontre modelos para hobby, atividades profissionais e industriais

Essa classificação é importante para que você entenda qual é a melhor escolha. Por exemplo: se o seu objetivo é fazer reparos em sua casa, como pinturas, envernização e pulverizações, ou até mesmo realizar trabalhos por diversão, a opção certa para você são os motocompressores ou compressores semi profissionais.

Lembre-se sempre que ter um compressor potente exige instalações específicas e maior espaço, além de também representarem um gasto maior tanto na compra quanto na manutenção, incluindo uma conta de energia mais recheada. 

Agora que você já escolheu seu compressor, é a hora de saber quais são as ferramentas certas

O compressor de ar só funciona por meio das ferramentas pneumáticas. O equipamento por si só é incapaz de realizar as tarefas. E é por isso que as ferramentas são parte essencial no processo. 

Para escolhê-las, você também precisa saber quais tarefas deseja realizar. Se quiser pintar, então você vai precisar de uma pistola de pintura. Se quiser lixar, uma lixadeira é essencial… e assim seguimos. 

Uma coisa importante a esclarecer é que você não precisa de compressores diferentes para realizar essas tarefas! Um compressor é capaz de realizar todas, seguindo, é claro, os seus limites de intensidade. Motocompressores, por exemplo, não podem fazer acionamentos industriais.

Conheça os acessórios do seu compressor de ar

Os compressores são equipados com diversos acessórios essenciais para o funcionamento. É importante que você os conheça para garantir que não haja problemas ao utilizar o equipamento. 

As mangueiras, por exemplo, são essenciais para conectar as ferramentas pneumáticas e outros objetos ao compressor. Também é por meio deles que o ar comprimido passa e alimenta as ferramentas pneumáticas. 

Os manômetros também são muito importantes. Com eles, você poderá acompanhar a pressão de ar do seu compressor. 

Existem vários outros acessórios igualmente importantes e que devem estar listados e explicados no manual de instruções. É por isso que sempre recomendamos a leitura detalhada do documento antes de qualquer uso!

Faça a limpeza com atenção

É importante limpar seu compressor pelo menos uma vez por semana. Mas nunca com produtos úmidos. O recomendado é utilizar um pano seco e assim retirar os possíveis excessos de pó e outras sujeiras que estejam na superfície do equipamento. 

O filtro de ar também deve ser trocado com frequência. Para os compressores Pressure, o recomendado é que isso seja feito a cada 600 horas de funcionamento – ou a cada três meses. 

Sempre faça a manutenção preventiva

Como qualquer outro aparelho, os compressores precisam de cuidados básicos. Além da limpeza, que já falamos acima, a manutenção preventiva também é essencial para manter alta a vida útil do equipamento. 

Ao levar seu compressor de ar para uma checagem, os técnicos da área conseguem identificar defeitos que podem se tornar ainda mais prejudiciais e custosos no futuro. Assim, a manutenção é imprescindível! 

Instale o compressor de ar em um local adequado

Existem compressores móveis e compressores que precisam ficar fixos, principalmente pelo peso. 

Se o seu compressor seguir a segunda opção, é importante que você procure um local que seja coberto, bem ventilado e limpo. Assim, o equipamento não será atingido pela umidade e nem por excesso de poeira, que pode prejudicar peças internas. 

Se possível, também escolha um espaço que não passe dos 40º. Dessa forma, o superaquecimento pode ser evitado. 

Faça a drenagem do reservatório regularmente 

No reservatório do compressor de ar, pode surgir um acúmulo de água. Isso é resultado da umidade do ar e não tem relação específica com a utilização do aparelho. 

Recomendamos que uma drenagem regular seja feita. E um bom jeito de realizá-la é com um dreno automático. 

Preste atenção aos itens básicos para não perder a garantia do equipamento

De novo destacamos a importância da leitura do manual! No documento, haverá itens obrigatórios a serem instalados para que no futuro, se necessário, seja possível acionar a garantia. 

No manual da Pressure, por exemplo, é indicada a instalação obrigatória da chave eletromagnética para compressores com potência de motor igual ou maior que 2hp. A não instalação dessa ferramenta pode diminuir a vida útil do equipamento – e impedir o acionamento da garantia.

Se tiver dúvidas, faça uma busca na internet!

A internet é um ótimo local para tirar dúvidas, principalmente se você buscar em fontes confiáveis

Aqui no blog, nós estamos sempre postando conteúdos que, com certeza, irão te ajudar a aproveitar o máximo de seu compressor. Além disso, em nosso canal do YouTube, você também pode encontrar vídeos com dicas sobre a manutenção de compressores. Que tal dar uma conferida

Aproveite e o seu compressor de ar!

Depois de todas essas dicas, agora o que falta é aproveitar o melhor do seu compressor, não é mesmo? 

Mude completamente o seu estilo de pintar, cortar, polir e realizar outras tarefas. Otimize o seu tempo e tenha mais qualidade ao concluir seus objetivos! Além disso, saiba que a Pressure está presente para tudo o que você precisar

Compressor de ar Pressure

Compartilhe: